É grande a quantidade de pessoas interessadas em iniciar um processo terapêutico, mas sem tempo, sem referências em sua zona e com restrições financeiras para custear a terapia presencial mais o deslocamento.
Obviamente alguns desses fatores precisam ser problematizados, por exemplo, se a pessoa consegue priorizar a si mesma e criar um espaço-tempo de cuidado em meio à rotina de alta produtividade no trabalho; ou se pode se reorganizar, incluindo em seu planejamento mensal uma parcela para seus cuidados em saúde emocional.
Infelizmente, muitas vezes há alguns impedimentos reais para isso, mas não justifica distanciar-se de si mesmo. Por isso, deixo a dica:
1) De forma geral os psicólogos estão ou deveriam estar eticamente inclinados acolher o caso em primeiro lugar, abertos às condições especiais; 2) pode-se pesquisar junto ao seguro saúde se há possibilidade de reembolso ou psicólogos conveniados; 3) Informe-se sobre atendimento psicológico nos serviços públicos; e 4) há uma ampla oferta de acompanhamento a baixo custo nas universidades de ensino de psicologia.
Existem muitos profissionais competentes no mercado presencial e online. Se o problema é tempo e/ou deslocamento, Psicoterapia Online funciona muito bem e demandam apenas uma adaptação. Bons terapeutas online recriam as atividades presencialmente feitas em papel para o meio virtual e podem atender adultos e adolescentes com qualidade.
Quanto às referências, 1) busque conhecer um pouco da formação do profissional; 2) procure por detalhes na internet; 3) pesquise possíveis publicações acadêmicas; 4) observe o tipo de divulgação que faz de seu trabalho e 5) perceba a existência de avaliações positivas explícitas ou implícitas, pois os clientes evitam exposição.
Ou seja, não há justificativa para não buscar um psi online ou presencial.