Ao longo do desenvolvimento humano, todos nós passamos por momentos na vida difíceis, em que nos podemos sentir em baixo, angustiados, stressados pelas mais diversas razões: quer seja nas primeiras experiências de frustração quando ouvimos o não na infância; na ansiedade perante as exigências escolares e dos amigos na adolescência; nos conflitos nas relações de trabalho, familiares e sociais em fase adulta; ou mesmo na tristeza da perda da energia e destreza no peso da idade. A nossa existência exige que passemos por vários papéis, com funções específicas que na maior parte das vezes não vêm descritas nos manuais ou perfis. Saber adaptarmo-nos com a flexibilidade necessária aos diversos contextos e situações com que nos deparamos é uma aprendizagem de toda uma vida.
Em determinadas momentos e situações conseguimos ultrapassar as dificuldades, e os sentimentos associados que provocam mal-estar passam ao fim de algum tempo. Contudo, noutros não, e existem fases de vida em que as mais pequenas coisas nos parecem enormes e sentimo-nos incapazes de encontrar soluções. Perante o mal-estar e sofrimento individual, também a relação com os outros se deteriora e, portanto, a Saúde Mental fica comprometida.
Torna-se importante esclarecer que não estarmos mentalmente em perfeita saúde não significa estarmos doentes. O desenvolvimento de todo o Ser Humano acontece num contínuo e, para compreendermos o que pode ter interferência na saúde mental de qualquer pessoa, é necessário considerar a fase do seu desenvolvimento, o processo evolutivo e de maturação, o seu contexto familiar, social e cultural.
Neste Portal, propomo-nos completar e atualizar informação a respeito das várias possibilidades de Interferências na Saúde Mental, desde acontecimentos de vida traumáticos (ex. Luto e Perda; Crise; Violência), passando pela construção de determinadas relações (ex. Conjugalidade e Parentalidade) e necessárias exigências (ex. Comunicação), às Perturbações Mentais (ex. Perturbações de Ansiedade; Perturbações de Personalidade).
Em qualquer situação específica de interferência neste contínuo de desenvolvimento humano, é sempre possível encontrar apoio especializado que lhe permita sentir-se em pleno e de boa Saúde Mental.