Raio: Desligado
Raio:
km Até onde deseja procurar, à sua volta?
Pesquisar

“Comunicar é uma condição sine qua non da vida humana e das relações sociais. Quando se fala de comunicação, pensa-se muitas vezes, automaticamente, na linguagem. Com efeito, a expressão verbal foi durante muito tempo considerada, em muitos campos de estudo, quase como a única modalidade de comunicação” (Andolfi, 1981, p. 111); no entanto, tem vindo a haver uma alteração no que concerne a esta conceção limitada da comunicação.

Evéquoz (1987, cit in Gomes, 2001) refere que a comunicação funcional é a que contribui para a aproximação dos indivíduos. Relativamente à comunicação patológica ou disfuncional, esta contribui para que haja um afastamento entre os indivíduos, ou para que seja criada incompreensão entre eles. Segundo Evéquoz (1987, p. 55), “uma comunicação é qualificada de patológica quando, ao invés de cumprir a sua função de laço positivo entre os indivíduos, contribui, ao contrário, para lançar entre eles um clima de incompreensão e ressentimento” (cit in Gomes, 2001).

O estudo “Pragmática da Comunicação Humana” defende, então, a existência de cinco axiomas da comunicação, fundamentais no trabalho com indivíduos, casais e famílias, uma vez que todo o comportamento tem o valor de mensagem, sendo a linguagem verbal e não-verbal (postura, gestos, ou mesmo o silêncio) considerada como comunicação (Gomes, 2001):

  1. Não existe a não comunicação;
  2. Toda a comunicação comporta dois aspetos: conteúdo e relação;
  3. A natureza de uma comunicação depende da pontuação das sequências de comunicação entre os parceiros;
  4. Existem dois tipos de comunicação: digital e analógica;
  5. Toda a interação é simétrica ou complementar conforme se funda na igualdade ou na diferença.

Numa era em que a comunicação acontece de forma acelerada em várias dimensões, muito do conteúdo transmitido acaba por ser percecionado de forma desadequada, originando mal estar nas relações familiares e profissionais, bem como sofrimento nos indivíduos. Existem profissionais, clínicas, associações e empresas onde pode encontrar profissionais especializados na área da saúde mental que podem ajudá-lo a resolver e ultrapassar da melhor maneira estes problemas de comunicação.