Raio: Desligado
Raio:
km Até onde deseja procurar, à sua volta?
Pesquisar

A violência, seja física ou mental, é um problema de saúde pública, que ocorre nos mais diversos contextos:

Individual – contra o próprio (ex. cortes, tentativa de suicídio);

Entre pessoas – nas relações familiares (ex. entre irmãos, entre pais e filhos, entre cônjuges), em relações íntimas (ex. violência no namoro), em situações de prestação de cuidados (ex. violência contra idosos, portadores de deficiência ou com doença mental), em relações entre pares (ex. bullying nas escolas ou no trabalho), entre outros;

Entre grupos – contra determinados grupos étnicos ou entre gangs.

Se, por um lado, a violência física é facilmente reconhecida, nem sempre é fácil identificar outros tipos de violência. Entre estes, encontram-se a violência psicológica (ex. humilhar, ameaçar, controlar), violência sexual (ex. forçar a pessoa a práticas sexuais contra a sua vontade), negligência (ex. privar uma criança da satisfação das suas necessidades básicas), perseguição (ex. seguir o parceiro para o trabalho a fim de o intimidar e controlar).

A procura de ajuda em casos de violência nem sempre é fácil, pelo que as pessoas se questionam, muitas vezes, se o que estão a viver é realmente uma situação/relação violenta, se podem ser ajudadas, quais as consequências desse passo para si e para a pessoa ou pessoas envolvidas. É importante que, em caso de dúvida, se informe sobre os serviços existentes e qual a resposta mais adequada para o que está a viver. Existem, atualmente, serviços com respostas para as mais diversas situações de violência, com intervenção junto das pessoas vítimas de violência e/ou junto dos autores da mesma.

Procure apoio e encontre novas soluções com vista ao bem-estar na sua vida e nas suas relações.