Raio: Desligado
Raio:
km Até onde deseja procurar, à sua volta?
Pesquisar

Comportamentos desadequados são um dos desafios mais comuns na vida das famílias com crianças e adolescentes. Desde birras a desobediência, é através do comportamento que se expressam muitas emoções, resultado de necessidades específicas ou resposta a exigências do meio que nos rodeia. Dentro de certos limites, não é preocupante que, em várias fases do desenvolvimento, as crianças ou adolescentes se “portem mal”. Por vezes o “mau comportamento” está presente mas desaparece à medida que a criança ou adolescente crescem, sendo por vezes uma resposta a uma mudança específica (ex. doença, morte de um familiar ou amigo, conflitos com pares).

Apesar de o comportamento desadequado ser normal em várias fases do desenvolvimento, em algumas situações têm um significativo impacto na vida familiar/escolar, comprometendo as relações e o funcionamento da própria criança ou adolescente. É um desafio à função educativa dos pais e das escolas.

O que são problemas de comportamento?

Problemas de comportamento são um termo geral, onde se encontram dificuldades comportamentais e emocionais. Estas expressam-se, muitas vezes, de forma internalizada (ex. ansiedade, depressão, isolamento, sentimento de inferioridade) ou externalizada (ex. desafio, impulsividade, agressão, hiperatividade). Alguns destes comportamentos começam na idade pré-escolar (ex. elevada timidez, grandes birras, bater, gritar e chamar nomes), sofrendo alterações ao longo do desenvolvimento e adquirindo novas dimensões na fase adolescente (ex. cortes, baixa auto-estima, roubos, mentiras, recusa das regras, fugas, destruição de propriedade).

Podemos ainda considerar problemas de comportamento:

– Alguns hábitos que, pela sua persistência e frequência afetam o funcionamento social, físico e emocional – chuchar no dedo; roer as unhas; puxar os próprios cabelos; tiques; bater ou morder-se a si mesmo; gaguejar.

– Problemas de sono – dormir excessivamente (normal na adolescência), não dormir durante a noite, dificuldades em adormecer à noite ou dificuldades em manter-se a dormir.

Quando sentimos dificuldade em gerir e ajudar a ultrapassar estes e outros problemas de comportamento nas crianças e adolescentes, deve recorrer-se a um profissional especializado na área da saúde mental, de forma a concertar estratégias assertivas de resolução dos problemas e assegurar que estes comportamentos não se agudizam e possam fazer parte de um quadro de perturbação mental.