Raio: Desligado
Raio:
km Até onde deseja procurar, à sua volta?
Pesquisar

Dia Mundial da Saúde Mental

Todos os anos, no dia 10 de Outubro, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental.

É comum, neste dia, haver iniciativas e campanhas de sensibilização para questões relacionadas com a Saúde Mental. Contudo, os anos passam e a importância que é dada à Saúde Mental na nossa sociedade continua a ser muito reduzida, em comparação com outras áreas da saúde.

Assim, e em vez de se realizar apenas mais uma campanha de sensibilização que “morre” depois deste dia, no dia 10 de Outubro de 2016 propusemo-nos lançar o projeto “Portal da Saúde Mental”.

Portal da Saúde Mental

A criação do “Portal da Saúde Mental” surge a partir de um grupo de psicólogos clínicos e é um projeto que congrega cerca de 400 parceiros, desde Associações, a Clínicas, passando por Escolas, Empresas, e outras entidades, bem como profissionais que trabalham na prevenção e intervenção na saúde mental (psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, psicoterapeutas, etc).

É um projeto sem fins lucrativos que pretende:

1. Facilitar o acesso direto a profissionais de saúde mental.
2. Facilitar a resposta a situações de urgência na área da saúde mental e em situações de crise.
3. Promover a saúde mental nos indivíduos e nas organizações.
4. Divulgar o trabalho das instituições da área da saúde mental.
5. Informar e educar a Sociedade para a temática da saúde mental.
6. Combater o estigma associado ao tema da saúde mental.

Diretora Científica

Diretor Técnico

Conselho Científico

Parceiros Estratégicos

Esta iniciativa só é possível graças à colaboração e disponibilização de recursos de alguns parceiros estratégicos, a quem devemos um agradecimento especial.

Porquê um Portal de Saúde Mental?

Cuidar da Saúde Mental é tão importante quanto cuidar da Saúde Física. Contudo, existe ainda na sociedade um grande estigma em relação a este tema, o que faz com que as pessoas tenham vergonha de se informar sobre como devem agir ou a quem devem recorrer quando confrontadas com situações que afetam a sua Saúde Mental ou a dos seus familiares. Este Portal existe com o objetivo de ser uma ferramenta prática, simples de usar e exaustiva que facilite o acesso dos cidadãos a todos os profissionais e organizações ligados a esta área.

Quem se pode tornar Parceiro? E quanto custa?

Ser Parceiro do Portal é gratuito! Qualquer profissional de Saúde Mental (Psicólogo, Psicoterapeuta, Psiquiatra, Neurologista, etc) se pode inscrever. Se estiver integrado numa Clínica ou num Hospital, também essa instituição se pode e deve inscrever. Fora da área da Saúde Mental, o Portal está aberto a parceria com todas as organizações que tenham boas práticas de promoção da saúde mental, sejam empresas, associações, IPSS, etc.

Registe-se AQUI

Contacte-nos

Se deseja tornar-se Parceiro do Portal da Saúde Mental, registe-se AQUI

Se está com dificuldades em utilizar o Portal ou se nos deseja contactar por outras razões, envie-nos um email para info@portaldasaudemental.pt ou preencha o formulário de contacto abaixo.

Nota: O Portal da Saúde Mental é aberto a todos os profissionais e organizações que assumam respeitar e promover a saúde mental. O registo no portal é democrático e aberto a todos que assumam esse compromisso. Não cabe ao Portal da Saúde Mental determinar que organizações são ou não do interesse do público. Cabe ao público tomar essa decisão. Da mesma forma, é da exclusiva responsabilidade de cada parceiro a informação que presta no seu perfil de parceiro. Os artigos e notícias são, igualmente, da inteira responsabilidade dos parceiros que os escrevem e cuja identificação aparece junto aos mesmos. O Portal da Saúde Mental não interfere com as opções técnicas e científicas dos profissionais e instituições registadas no Portal.